Marketing de Vendas: As Ferramentas Para Vender Mais e Melhor

Quando sua empresa tem produtos de qualidade, o cenário do mercado é favorável mas as vendas empacam, o que há de errado?

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Publicado por Mídia Interativa
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Marketing de Vendas: As Ferramentas Para Vender Mais e Melhor

Quando sua empresa tem produtos de qualidade, o cenário do mercado é favorável mas as vendas empacam, o que há de errado? O problema, talvez, possa estar na falta de sincronia entre a área comercial e o marketing do seu negócio. Nesse caso, planejar e desenvolver estratégias de marketing de vendas é fundamental. Orientado para o cliente, esse tipo de marketing, quando bem aplicado, pode ampliar seu faturamento.

O MARKETING DE VENDAS

A diferença entre o marketing convencional e o marketing de vendas está na orientação – enquanto aquele é mais abrangente, este tem o foco direcionado no público-alvo, ou seja, no cliente. No marketing de vendas, as ações não cessam com o desenvolvimento de um bom produto ou serviço, elas prosseguem para que os potenciais consumidores conheçam e queiram comprar aquilo que a empresa oferece.

Dessa maneira, podemos dizer que o marketing de vendas trabalha, principalmente, com estratégias de comunicação, de convencimento e de boas experiências com o produto. Trata-se, enfim, de saber vender – compreendendo este verbo no seu sentido mais amplo.

AS FERRAMENTAS DO MARKETING DE VENDAS

Antes de conhecer as ferramentas é importante reforçar que, para ter um planejamento de marketing de vendas eficiente, precisamos ter, inicialmente, um bom planejamento de marketing – a partir deste é que iremos, então, traçar outras metas mercadológicas possíveis. Esse tratamento “global” e coeso é imprescindível, pois todos os setores da empresa precisarão se alinhar na busca desse objetivo comum: vender mais e melhor.

Os instrumentos do marketing de vendas vão desde a elaboração do produto voltado para as necessidades e desejos do público-alvo até a fidelização dos clientes – e tudo isso passa pela elaboração de estratégias inteligentes e adequadas ao seu tipo de mercado. Não importa o tamanho da sua empresa, grande ou pequena, o marketing de vendas auxiliará a conquistar novos consumidores e a reter os antigos.

Nós, do blog Jueri, separamos algumas das principais ferramentas do marketing de vendas para você começar a planejar e aplicar o quanto antes:

  • Defina a persona do seu público-alvo

Toda empresa tem seu público-alvo específico – e, para atingi-lo, ela precisa ter clareza de quem ele é. Para tanto, conhecer suas características pessoais, comportamentais, financeiras, demográficas, de gênero, idade e localização é imprescindível. De nada adianta oferecer um produto de qualidade a um cliente que não está interessado nele, certo? Por isso, invista em pesquisas de mercado, o retorno é ótimo e auxilia muito na hora de projetar um produto adequado e, mais do que isso, atraente e diferente da concorrência porque representa exatamente aquilo que seu público-alvo procurava.

  •  Adote ações de comunicação

“Quem não é visto não é lembrado” – esta máxima também vale para o mercado e para as vendas. Planeje a identidade visual da sua empresa e dos seus produtos; invista em publicidade on e off-line. Uma marca bonita visualmente, boas embalagens, sites bem estruturados, redes sociais ativas e com conteúdo interessante: tudo isso chama atenção dos consumidores e auxilia na criação de uma memória positiva e afetiva do seu produto.

  •  Treine sua equipe de vendas

Se seu negócio tem uma equipe de vendas, promova treinamentos periódicos. Vender é uma arte que envolve sensibilidade, estudo e motivação. Cada cliente é único – e é importante que o vendedor saiba oferecer aquilo que ele procura. Uma boa experiência de compra, além de ser um diferencial, também ajuda (e muito!) a criar uma memória positiva da empresa e a vontade de voltar sempre.  

  • Crie um plano de fidelização

Tão importante quanto conquistar clientes novos é reter os antigos. Para tanto, planeje formas de retribuir quem compra periodicamente seus produtos: crie um clube de benefícios, dê descontos, brindes, prêmios etc. Quando o consumidor se sente valorizado, ele propaga a boa imagem da sua empresa espontaneamente – e este é um dos tipos de propaganda mais eficientes que existem!

  • Ajuste as formas de pagamento às necessidades do seu cliente

Seu público-alvo prefere pagar o produto como? Se ele usa cartão de crédito, é fundamental que você ofereça essa forma de pagamento. Facilite a vida do seu cliente para que ele queira voltar.

  • Avalie sempre os resultados

Só podemos saber se um planejamento de marketing de vendas fez a diferença se o avaliarmos. Por isso, crie mecanismos de avaliação periódicos, permitindo ajustes e aprimoramento constantes.

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