Whatsapp Business: O App de Comunicação para Empreendedores

“Posso entrar em contato por WhatsApp?” – esta, provavelmente, seja uma das questões mais ouvidas pelas empresas e prestadores de serviços atuais.

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Publicado por Mídia Interativa
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Whatsapp Business: O App de Comunicação para Empreendedores

Whatsapp Business: O App de Comunicação para Empreendedores

 “Posso entrar em contato por WhatsApp?” – esta, provavelmente, seja uma das questões mais ouvidas pelas empresas e prestadores de serviços atuais. Da pizzaria ao salão de beleza, do consultório médico ao petshop, a ferramenta tem se tornado a forma preferida dos clientes para entrar em contato, tirar dúvidas, receber informações e promoções, agendar horários, fazer pedidos e até mesmo fechar negócios. Sua empresa já está no WhatsApp? Se não estiver, está mais do que na hora de pensar sobre esse recurso e mais: usá-lo como uma estratégia eficiente de marketing.

O WhatsApp Business

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos. A facilidade para receber e enviar mensagens de texto, imagem, áudio e vídeo, aliada com outros recursos igualmente interessantes (compartilhamento de status, áudio e vídeo-chamada etc.), levou o app para os mais diversos campos das interações sociais, inclusive as comerciais. Analisando o crescimento deste último nicho, no início de 2018, o WhatsApp lançou sua versão Business. Igualmente gratuita e disponível para Android e iOS, ela é destinada a empresas e prestadores de serviços de pequeno e médio porte.

Com a plataforma muito parecida com o WhatsApp convencional, a versão Business facilita o contato com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens – sejam elas em texto, áudio ou vídeo. Além disso, o aplicativo ainda traz o recurso de Perfil Comercial, exibindo todas as informações relevantes da sua empresa; e de Estatísticas para monitoramento de mensagens enviadas, entregues e lidas.         

COMO UTILIZAR AS FERRAMENTAS DO WHATSAPP BUSINESS

Como se trata de um app gratuito, para começar a usar o WhatsApp Business basta ter um smartphone com acesso à internet. Destacamos, agora, suas funcionalidades exclusivas:

Perfil Comercial

Quando um usuário qualquer abre uma conta no WhatsApp convencional, os únicos dados que podemos ver dele são número de telefone, imagem e status. Com o WhatsApp Business, você pode inserir mais dados sobre sua empresa, como endereço comercial, site, e-mail, segmento de atuação e horário de funcionamento. Além disso, seu perfil aparecerá como verificado – um item importante para turbinar a confiança dos clientes. A dica de marketing aqui é: preencha com cuidado e não omita informações. Seu perfil é a porta de entrada da sua empresa.

Tags

Já imaginou poder organizar sua lista de contatos em categorias? No WhatsApp Business dá. Com este recurso, as empresas têm a possibilidade de criar tags e classificar os contatos como novos clientes, clientes agendados, pagos, a receber, promoções etc. Isso não só poupa tempo como dinamiza a gestão do envio de mensagens – afinal, nada é mais eficiente do que a informação certa para o cliente certo.

Estatísticas

Marketing digital só existe com métricas, com estatísticas que medem a quantidade e qualidade do conteúdo que chega até seus seguidores. Sabendo disso, o WhatsApp Business disponibiliza dados sobre as mensagens enviadas, entregues e lidas. Analisando essas informações, você pode melhorar suas estratégias, investindo naquelas que deram certo e revendo as que fracassaram.

Mensagens rápidas

Se um cliente manda uma mensagem fora do horário de funcionamento da sua empresa, provavelmente ele terá que esperar um bom tempo para obter uma resposta, certo? No WhatsApp Business, não: você consegue configurar uma mensagem automática enquanto estiver ausente, agradecendo o contato e fornecendo informações sobre o horário de atendimento ou sobre canais de contato alternativos. Isso evita que o cliente se sinta “no vácuo” e mal assistido por sua empresa.

MAIS ALGUMAS DICAS PARA TURBINAR SEU WHATSAPP BUSINESS

Conhecendo as ferramentas do aplicativo, adote-as de maneira consciente e estratégica. Para tanto, relembramos algumas dicas de marketing digital que já demos aqui no blog do Jueri:

Mensagem enviada não quer dizer mensagem lida

Ninguém quer virar spam, por isso, certifique-se de que a mensagem que você envia é interessante para o cliente que a recebe. Recorra à categorização das tags, coloque-se no lugar do cliente, aja estrategicamente.

Seja pessoal sem ser invasivo

O WhatsApp é uma das mídias sociais mais pessoais que existe – assim, tome cuidado para não criar uma intimidade que não existe. Muitos clientes podem se sentir invadidos em sua privacidade, principalmente se eles não autorizaram previamente o contato pelo aplicativo. O ideal é perguntar antes se ele deseja receber informações e promoções por WhatsApp para depois enviar. O tom das mensagens também precisa ser personalizado, amistoso e respeitoso.

Trace uma estratégia

Assim como outros canais de marketing, o WhatsApp Business precisa de planejamento e estratégia. Antes de começar a entrar em contato e a responder seus clientes, crie um pequeno plano de ação, definindo que tipo de conteúdo pretende enviar e, também, como e quando pretende responder.

Antes, durante e depois: saiba vender pelo app

O WhatsApp Business pode ser utilizado no pré-venda, na venda e no pós-venda. Em cada uma dessas etapas seja assertivo e eficaz. Crie catálogos em pdf ou imagens do produto que possam ser enviadas pelo app; responda com rapidez e objetividade; e, claro, ouça sempre o que o cliente tem a dizer.

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