O Poder da Marca: Saiba Como Criar a Identidade Visual da Sua Empresa de Semijoias

Qual o poder de uma marca? Quando decidimos empreender, talvez essa seja uma das últimas perguntas que nos fazemos.

O Poder da Marca: Saiba Como Criar a Identidade Visual da Sua Empresa de Semijoias

Publicado por Mídia Interativa
em

Sistema Jueri

Conheça o sistema ideal para consignação, varejo e atacado

Experimento Grátis
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O Poder da Marca: Saiba Como Criar a Identidade Visual da Sua Empresa de Semijoias

São tantas questões mais urgentes para lidar que o logotipo e as cores da empresa parecem ser apenas detalhes. Esses detalhes, no entanto, podem fazer toda a diferença. Diante das inúmeras opções disponíveis no mercado, a marca pode ser um elemento decisivo na hora do consumidor optar pelo seu produto ou pelo da concorrência.

Quando lemos sobre marketing, aprendemos que o processo de decisão de compra nem sempre é o mesmo para todos os nichos de mercado. No campo da moda, por exemplo, uma pesquisa recente publicada pela IEMI-Inteligência de Mercado mostrou que o consumidor brasileiro está mais cauteloso na hora de investir em roupas: a maioria prefere comprar menos peças e apostar em maior qualidade e estilo. Ou seja, qualidade e design são fatores decisivos para o fechamento ou não de uma compra. Na mesma pesquisa, o IEMI ainda levantou que a marca é fundamental para 52% dos consumidores – isto é, mais da metade prefere optar pela marca X ou Y baseado naquilo que a marca conta e vende de si.

No ramo de semijoias, o comportamento dos consumidores é muito parecido. Acessórios de moda e beleza, os brincos, colares, anéis e pingentes aparecem como fatores de estilo e personalidade. Qualidade, design e marca, portanto, também são fundamentos básicos para se destacar entre a concorrência. 

Marcas Que Encantam

De acordo com Sistema de Inteligência de Mercado do SEBRAE, consumidores de joias e semijoias são conquistados pelo encantamento – ou seja, por valores subjetivos como estilo pessoal, personalidade, boas lembranças e uma ótima experiência de compra. Eles precisam confiar na qualidade dos produtos e da própria empresa. E como contamos sobre nossa qualidade ao consumidor? Através da marca!

A marca, enfim, é a atmosfera que envolve o produto; é o primeiro cartão de visitas que apresentamos aos clientes. Ela adianta o que ele encontrará: algo muito bom ou muito ruim. Dessa maneira, é essencial que, ainda no processo de abertura da sua empresa, você reserve um tempo para planejar e transformar em imagens e cores a atmosfera da sua marca. Esse planejamento prévio evita que uma marca mal produzida sabote a qualidade e o design dos seus produtos. 

Transformando Atmosfera Em Imagem

Escolhido o nome da sua empresa, você precisa planejar como ele será apresentado graficamente aos seus consumidores. Gilberto Strunk, pesquisador da área de identidade visual, explica que o primeiro passo é definir se a sua marca será representada por um logotipo (quanto temos só palavras, como na marca Coca-Cola), por um símbolo (quando temos um desenho, como na maçã mordida da Apple) ou por uma combinação de logotipo e símbolo, conhecida como assinatura.

Seja um logotipo, um símbolo ou uma assinatura, a representação visual da sua marca deve contemplar o tipo de negócio da sua empresa, o produto que ela oferece e seu diferencial da concorrência. Se o seu intuito for criar uma atmosfera de requinte, por exemplo, é aconselhável escolher elementos que remetam ao luxo, como letras manuscritas, cores sóbrias e formas mais arredondadas. Agora, se o seu objetivo for valorizar o design, letras e formas mais retas e geométricas devem ser utilizadas.

Outras dicas também são pertinentes:

  • Não carregue de elementos sua marca – isso gera poluição visual e desvio de foco;
  •  Escolha cautelosamente as cores que irá utilizar, atentando para seus significados, contrastes e combinações;
  • Lembre-se que sua marca estará em vários lugares: no site, na etiqueta dos produtos, em propagandas etc. Por essa razão, ela deve ser versátil e adaptável aos mais diferentes suportes;
  • Não utilize clichês nem copie a concorrência – sua marca deve ter personalidade própria.

O Grupo Mídia Interativa te Ajuda a Criar a Marca Perfeita

Pareceu difícil criar uma marca para a sua empresa? Realmente, criar uma boa identidade visual sozinho não é tarefa fácil, por isso é muito importante procurar ajuda e consultoria especializada, como a oferecida pelo Grupo Mídia Interativa. Contando com profissionais habilitados e experientes, o Grupo Mídia Interativa oferece a melhor solução visual para a sua marca, tornando-a memorável e atrativa. Entre em contato conosco e comece a se destacar agora!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Posts Relacionados

^

Receba as Novidades:

Deixe seu nome e seu e-mail e fique por dentro!