Aposte no Marketing Digital e Turbine a Venda de Semijoias

Você consegue se lembrar como era seu cotidiano antes da internet? Pois é. A internet é uma ferramenta tão recorrente que já é quase impossível a desatrelar do nosso dia-a-dia.

Aposte no Marketing Digital e Turbine a Venda de Semijoias

Publicado por Mídia Interativa
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APOSTE NO MARKETING DIGITAL E TURBINE A VENDA DE SEMI-JOIAS

No começo de 2018, o IBGE divulgou uma pesquisa que aponta um número impressionante: 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Ou seja, quase 65% de toda a população do Brasil com mais de 10 anos está on-line. Somos o país com mais usuários de redes sociais da América Latina e, também, um dos mais ligados aos aparelhos celulares – 77% dos brasileiros têm celular e o utilizam majoritariamente para acessar a internet. 

Os tempos mudaram – a sociedade, o mercado e os consumidores, também. Se antes o Marketing procurava satisfazer os desejos e as necessidades de um consumidor completamente off-line, hoje é preciso encontrá-lo e impactá-lo pela internet. As maneiras e as plataformas disponíveis para captar esse novo consumidor digital são múltiplas. É necessário conhecer seu público-alvo e, principalmente, saber onde encontrá-lo e como chamar sua atenção. 

Quando falamos sobre o mercado de semijoias, tanto o nosso revendedor quanto nosso consumidor final são, na maioria das vezes, mulheres – ou seja, estamos lidando com o público feminino. Você sabia que a mesma pesquisa divulgada pelo IBGE apontou que as mulheres brasileiras são mais conectadas à internet do que os homens? Assim, se você quiser ter sucesso no seu negócio e ampliar as suas vendas, é fundamental que conheça o Marketing Digital e passe a adotar algumas de suas estratégias.

As Estratégias de Marketing Digital no Ramo de SemiJoias

Fernanda Aragão, professora universitária e mestre em Administração, salienta que o Marketing Digital é uma adaptação do Marketing tradicional em um novo cenário de mercado, cada vez mais interconectado. Além de dinamizar vendas, o Marketing Digital pode e deve ser utilizado como uma relevante ferramenta de relacionamento com os clientes. “Também é importante que as empresas tenham como objetivo mercadológico compreender o comportamento dos consumidores na internet e, assim, desenvolver estratégias eficazes que gerem relacionamentos positivos entre marcas e público-alvo” – afirma. 

Qualquer empresa pode investir em Marketing Digital – independentemente de seu porte. Sejam grandes marcas ou pequenos empreendedores, todos se beneficiam de estratégias bem aplicadas. “O Marketing Digital tem permitido até a pequenos empreendedores com baixo orçamento, mas com muita criatividade, ganhar ampla visibilidade e obter resultados substantivos em seus negócios. O uso criativo das redes sociais, como Facebook, Instagram e até mesmo WhatsApp pode gerar boas vendas por custos que qualquer empresa, mesmo as menores, conseguem arcar”, ensina Fernanda Aragão. 

Confira algumas dicas e estratégias que você pode começar a adotar agora e turbinar ainda mais seu negócio:  

SITE

Ter uma homepage de sua empresa é um passo fundamental para consolidar sua presença na internet. Sites bem estruturados, com informações úteis e boa navegabilidade passam grande credibilidade aos clientes. Assinantes do Sistema Jueri (linkar) podem ativar seus websites a partir de dois modelos personalizáveis e proporcionar aos seus clientes e revendedores um ótimo canal de divulgação da sua empresa, de seus produtos, serviços e contatos.

REDES SOCIAIS

Fernanda Aragão explica que, antes de qualquer empresa começar a marcar presença nas redes sociais, é fundamental que ela saiba quem é seu cliente e onde ele está. Dependendo do gênero e da faixa etária do consumidor, ele pode acessar mais o Facebook, o Instagram, o WhatsApp ou os 3 simultaneamente. Portanto, é essencial fazer uma análise prévia dessas redes. Fique atento às pesquisas publicadas sobre o perfil dos usuários, acompanhe grupos de discussão no Facebook, faça perguntas nos Stories do Instagram, acesse ferramentas como o Google Analytics, o Google Trends e o Google Adwords. Quanto mais informações, melhor.  

Depois dessa análise, Fernanda elenca algumas estratégias simples que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada empresa:

No Facebook

O primeiro passo é criar uma página de negócios – uma fanpage. A fanpage é muito mais vantajosa para a empresa do que um perfil de usuário. Com a fanpage, você tem acesso a ferramentas gratuitas como localização, contato e as métricas (dados sobre o acesso, as curtidas e os compartilhamentos na sua fanpage). A página de negócios também permite que você compre planos de conteúdo patrocinado.

Para manter uma boa fanpage, invista em produção de conteúdo, com textos e imagens de qualidade de seus produtos. Atualize constantemente e interaja com seus consumidores de maneira gentil e solícita.  

No Instagram

O primeiro passo aqui também é criar uma página de negócios, já que ela oferece ferramentas que o perfil de usuário não tem, como telefone, localização linkada diretamente com o Google Maps, as métricas e os planos de conteúdo patrocinado.

Como o forte do Instagram são as imagens, o cuidado com as fotografias de seus produtos deve ser ainda maior. Fique atento para a luminosidade da foto, faça boas composições e escolha os filtros estrategicamente. A atualização periódica e a resposta rápida aos clientes também são fundamentais. 

No WhatsApp

O WhatsApp é a ferramenta mais pessoal e intimista das redes sociais. Portanto, só entre em contato com seu consumidor se ele autorizar previamente. Mensagens não esperadas fazem com que o cliente se sinta “invadido”. Envie apenas informações úteis e realmente relevantes.

A ferramenta da lista de transmissão pode ser uma boa estratégia e poupar tempo na hora de divulgar uma promoção, por exemplo.

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