Como Escolher um Contador

Na hora de empreender, encontrar um bom contador para dar suporte ao seu negócio deveria ser prioridade.

Como Escolher um Contador

Publicado por Mídia Interativa
em

Sistema Jueri

Conheça o sistema ideal para consignação, varejo e atacado

Experimento Grátis
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Como Escolher um Contador

 

CONTADOR: COMO ESCOLHER UM BOM PROFISSIONAL PARA SUA EMPRESA 

Na hora de empreender, encontrar um bom contador para dar suporte ao seu negócio deveria ser prioridade. A contabilidade, mais do que uma obrigação fiscal e tributária, é uma peça essencial para medir a saúde financeira da sua empresa e auxiliar na hora de tomar boas decisões. Com ela, temos controle sobre os custos, as despesas e a rentabilidade do capital investido. Em outras palavras, não há como criar e manter um negócio sem recorrer à contabilidade. Dito isso, o que devemos levar em consideração na hora de escolher um contador?

PESQUISE

Antes de escolher o contador (ou escritório de contabilidade) da sua empresa, faça uma pesquisa pelos profissionais da sua área ou cidade. Procure dar preferência para os profissionais indicados por outros empresários e empreendedores. Se você ainda não tiver um network formado, peça para que o escritório de contabilidade encaminhe uma breve relação dos clientes atendidos. Também é importante checar se o contador tem inscrição no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e se ele está em situação regular.

ENTENDA OS SERVIÇOS OFERECIDOS

Muitos escritórios oferecem mais serviços do que a escrituração contábil, como auditoria e assessoria na hora de tomar decisões sobre investimentos, dívidas, financiamentos etc. Analise quais deles podem ser úteis para seu negócio.

ACOMPANHE E MANTENHA CONTATO

Manter uma boa comunicação com o contador é imprescindível, bem como acompanhar minuciosamente os serviços prestados. Informe-se sobre os tributos e encargos que sua empresa precisa recolher e certifique-se de que estão sendo cumpridos. Se julgar necessário, peça balancetes periódicos e certidões negativas dos principais órgãos tributários (Receita Federal, Prefeitura etc.) que atestam que seu negócio não tem pendências.

CONTADOR OU CONTABILISTA?

Antigamente era comum usar as palavras contador e contabilista como sinônimos. Hoje, elas designam profissionais diferentes. Contabilista é o profissional técnico – ou seja, que não frequentou o curso superior de Contabilidade. Contador é o profissional diplomado pela universidade, também habilitado para exercer trabalhos de auditoria, perícia e análise de balanços. Na hora de escolher, leve em consideração as necessidades da sua empresa.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Posts Relacionados

^

Receba as Novidades:

Deixe seu nome e seu e-mail e fique por dentro!