Semijoias: Setor em Crescimento Favorece Novos Empreendedores
Em tempos de crise econômica e de crescimento do desemprego, aventurar-se no mercado com uma nova empresa pode parecer arriscado.
Publicado por Mídia Interativa
em
Conheça o sistema ideal para consignação, varejo e atacado
No entanto, mesmo com as dificuldades do cenário atual, existem nichos de consumo que, contrariando as projeções negativas, experimentam aumento considerável. É o que revela uma pesquisa da Exame.com. No Natal de 2017, o varejo tradicional teve um crescimento tímido de 4% em relação aos anos anteriores. Em compensação, o mercado de bijuterias e semijoias figurou como a segunda maior alta de vendas, com uma expansão de quase 10%.
A mesma pesquisa explica que o crescimento inesperado do setor é motivado, principalmente, pelos consumidores das classes C e D – e a previsão é que esse mercado continue aumentando nos próximos 5 anos. Trata-se, portanto, de um nicho promissor e atrativo para novos empreendedores.
Empreendendo Com Estratégia
Apesar da alta do setor de semijoias, é muito importante que o empreendedor saiba agir com estratégia. Pesquisar sobre os hábitos de consumo dos seus futuros clientes, por exemplo, é fundamental. Você sabia que os consumidores estão cada vez mais conectados? E que 75% do público de 16 a 22 anos tem os acessórios como uma das categorias mais buscadas na hora da compra on-line? Pois é. Estudar o mercado nunca é demais e pode auxiliar muito na hora de começar seu próprio negócio.
O blog Jueri elencou algumas dicas para você começar a empreender:
Investindo Com Dinheiro ou Trabalho
Você pode entrar no ramo das semijoias de duas formas: criando sua própria marca e peças ou revendendo produtos de empresas já existentes. No primeiro caso, você precisará investir financeiramente logo no início. No segundo, você pode trabalhar como consignatário – ou seja, não há necessidade de ter dinheiro para investir, basta se dedicar às vendas e receber uma boa comissão por elas.
Se o seu intuito é criar sua marca, lembre-se que as semijoias são acessórios de moda, por isso precisam ter qualidade e design, além de estarem conectadas às tendências de estilo. Na hora da venda, invista em empatia e encante seu consumidor.
Agora, se você quer ser um revendedor, saiba que existem ótimas empresas que apostam no sistema de consignação. Procure a que melhor se adequa ao seu perfil.
Empreendendo Com Motivação
Nenhuma empresa sai do papel sem trabalho e muita motivação. O Sebrae elaborou uma lista com os 12 passos que todo empreendedor deve seguir para prosperar:
1) Tenha foco no seu negócio, mas não esqueça da inovação e da criatividade;
2) Seja proativo, dinâmico e fonte de liderança;
3) Estude o mercado, pesquise, busque informações sobre seu nicho, seu consumidor, seus concorrentes, seus fornecedores... Pondere sobre as oportunidades e dificuldades do setor;
4) Dedicação e capacitação são fundamentais para seguir em frente e fazer seu negócio evoluir;
5) Invista em relacionamentos interpessoais para divulgar sua empresa e sua marca;
6) Adquira conhecimento técnico da atividade, identifique e resolva problemas;
7) Confie em você e nas suas decisões;
8) Aceite as críticas que vierem – elas podem lhe ajudar a crescer;
9) Não se acomode em sua zona de conforto, assuma riscos calculados na busca por novas oportunidades;
10) Garanta a satisfação do seu cliente, cumpra os prazos de entrega e esteja sempre à disposição;
11) Gerencie sua rotina de trabalho estrategicamente, estabeleça prioridades;
12) Organize suas tarefas e crie metas para seu negócio.
Lembre-se, também, que o Jueri está aqui para lhe ajudar a empreender! Se você ainda não conhece o sistema, experimente por 15 dias grátis e comprove como seu gerenciamento e organização irão melhorar.
Internet: Uma Grande Aliada
Dados levantados pela Nuvem Shop mostraram que, em 2018, o comércio on-line de produtos de beleza, moda e acessórios teve um crescimento de 120% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso mostra não só a vitalidade do ramo dos acessórios, mas o processo de migração do consumidor para o e-commerce.
Se você está pensando que empreender, que tal começar pela internet? No Jueri, você pode contar com um módulo adicional de e-commerce, além de suporte para manter seu site sempre atualizado. Com relação às redes sociais, outra ferramenta imprescindível, nós preparamos um texto especial com dicas sobre marketing digital. Confira clicando aqui.
Receba as Novidades:
Deixe seu nome e seu e-mail e fique por dentro!