Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe: Atividades Simples Podem Melhorar o Desempenho da Sua Empresa

Toda empresa é composta por uma equipe – e a maneira como ela age irá ditar o sucesso ou o fracasso do negócio.

Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe: Atividades Simples Podem Melhorar o Desempenho da Sua Empresa

Publicado por Mídia Interativa
em

Sistema Jueri

Conheça o sistema ideal para consignação, varejo e atacado

Experimento Grátis
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe: Atividades Simples Podem Melhorar o Desempenho da Sua Empresa

De nada adianta ter bons líderes se os colaboradores não são engajados. Da mesma forma, não há como sustentar um grupo coeso de colaboradores sem a atuação de líderes motivados. Assim, podemos enxergar uma empresa como uma complexa máquina, onde cada parte, cada engrenagem, precisa da outra para funcionar corretamente.

Engana-se quem pensa que a montagem de uma equipe de trabalho acontece somente na hora da contratação. Ter um bom time depende não só de recrutamento – mas de treinamento, engajamento e motivação constantes. É um esforço múltiplo e contínuo. Quanto mais a empresa investe na preparação e no relacionamento interpessoal dos seus colaboradores, melhores serão os resultados: tanto na eficiência do trabalho quanto no atendimento ao cliente.

Investindo Na Equipe: As Dinâmicas De Grupo

Hoje é bastante comum que pequenas e grandes empresas apostem nas dinâmicas de grupo nas etapas de contratação, principalmente quando há muito mais candidatos do que vagas disponíveis. O desempenho na dinâmica serve de parâmetro para o avanço ou não no processo seletivo. Esse tipo de atividade, no entanto, pode ser aplicado em outros momentos e com outras motivações.

Uma das formas de explorar as dinâmicas de grupo é no incentivo do trabalho em equipe entre os colaboradores de uma empresa. A psicóloga e consultora de RH Cristina Coccia explica as vantagens desse tipo de atividade integradora: “as dinâmicas de grupo são ótimas ferramentas de gestão, pois inserem temas fundamentais do cotidiano da empresa de forma criativa e lúdica. Durante as dinâmicas, os colaboradores se envolvem e absorvem conceitos importantes como cooperação, paciência, tolerância e companheirismo. Muitas vezes essas atividades são mais efetivas do que uma palestra onde eles apenas escutam de maneira passiva”. 

Líderes e colaboradores, portanto, são convidados a funcionar como um legítimo time, onde cada um exerce sua função específica ao mesmo tempo em que apoia o trabalho dos outros. “Muitas dinâmicas são pensadas exclusivamente para o trabalho em equipe, ou seja, só é possível solucionar as atividades propostas se as pessoas trabalharem juntas. Nesses casos é interessante observar como cada membro pode contribuir a sua maneira e como há um processo de escuta mútua. Não são colaboradores agindo individualmente, mas uma equipe atuando em conjunto para alcançar um objetivo único” – reforça Cristina Coccia.

Exemplo De Dinâmica De Grupo Para Fazer Ainda Hoje

Não existe um momento definido para se fazer uma dinâmica de grupo com uma equipe de trabalho. Quem irá decidir se está na hora são os gestores das empresas. Seja para integrar um novo colaborador, para resolver problemas de comunicação ou para fornecer bons feedbacks, as dinâmicas de grupo são sempre bem-vindas quando aplicadas adequadamente.

Se você tem interesse em organizar uma dinâmica com seu time de trabalho, o primeiro passo é definir quantas pessoas irão participar e quem será o animador (ou o responsável por guiar a atividade). O animador pode ser o consultor de RH da própria empresa, um líder ou supervisor, ou até uma pessoa contratada.

O segundo passo é definir o tipo de dinâmica e quais materiais e espaços serão necessários para aplicá-la. Algumas atividades são bem simples, exigindo apenas uma sala, papel e caneta. Outras são mais elaboradas, demandando objetos e lugares específicos.

Nós selecionamos um exemplo de dinâmica de grupo bastante acessível e que você pode aplicar ainda hoje com seus colaboradores.

Dinâmica Da Ilha Do Tesouro

Esta atividade foi criada para incentivar o trabalho em equipe, a motivação e o engajamento em torno de um objetivo único. Pode ser realizada com equipes grandes ou pequenas, divididas em duplas.

O que você irá precisar

  • Uma sala de médio a grande porte; 
  • Uma caixa de chocolates
  • Folhas de jornal

Como fazer

  • Com a equipe dividida em duplas, pegue uma folha de jornal e escolha um canto estratégico da sala. Abra a folha e coloque a caixa de chocolates sobre ela. 
  • Na ponta oposta da sala, deposite várias folhas de jornal no chão e entregue uma folha nas mãos de cada dupla.
  • O objetivo das duplas é chegar até à Ilha do Tesouro – ou seja, à folha de jornal com a caixa de chocolates. No entanto, as duplas só podem se deslocar pela sala sobre as folhas de jornal. Não é permitido rasgar as folhas, tampouco colocar os pés diretamente no chão. Aqueles que pisarem no piso, fora da folha, de propósito, devem ser eliminados da atividade.
  • Estabeleça um prazo (meia hora, por exemplo) para que cumpram o desafio.

O Objetivo Da Atividade

Esta dinâmica incita as duplas a pensarem coletivamente. Se elas pensarem apenas como duplas, dificilmente chegarão aos chocolates sem rasgar as folhas de jornal ou pisarem no piso. No entanto, se trabalharem em conjunto com outras duplas, podem construir uma “ponte” e chegar até à Ilha do Tesouro.   

Se o prazo estabelecido para a dinâmica se encerrar e as duplas não tiverem trabalhado em conjunto, encerre a atividade e mostre o que eles deveriam ter feito para alcançar os chocolates. Ressalte a importância do trabalho em equipe e peça para que cada participante explique o que aprendeu com dinâmica. 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Posts Relacionados

^

Receba as Novidades:

Deixe seu nome e seu e-mail e fique por dentro!